O que significa esse status?
A restituição do IR começa com o processamento da declaração, que aparece inicialmente com o status “em processamento”. Após a análise da Receita Federal (RF), se for identificado que o contribuinte tem direito à devolução de valores pagos a mais, o status é atualizado para “em fila de restituição”.
Esse novo status indica que a restituição foi confirmada e agora aguarda liberação em um dos lotes de pagamento e disponibilização da rede bancária para a realização da devolutiva em crédito na própria conta corrente do contribuinte.
Como receber a restituição e consultar o status do Imposto de Renda
Para ser elegível à restituição, é necessário que não haja nenhuma pendência de débitos no âmbito da RF e ou da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Isso também significa que, aqueles que caíram na malha fina através de erros, omissões ou inconsistências no processo, não receberão a restituição até que a situação seja regularizada.
O pagamento será feito por lotes a partir de 30 de maio deste ano, e com ordem de preferência – veja o calendário e contribuintes prioritários aqui.
Para verificar o status, o contribuinte deve acessar o portal do e-CAC e acessar o sistema do Meu Imposto de Renda, ou o Portal de Serviços da RF, e logar com a sua conta Gov. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal em smartphones e tablets.
O que este conteúdo fez por você?
Fonte: E-investidor