Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), boletos de cobrança e contas de consumo – como as de água, energia e telefone, por exemplo – com vencimento no Dia do Trabalho poderão ser pagos, sem cobrança de juros ou multa, na sexta-feira (2), quando o atendimento ao público retornará nas localidades onde não há feriado estadual ou municipal, como explicamos aqui.
A recomendação é que os consumidores sempre verifiquem o vencimento dos boletos, já que as datas costumam ser ajustadas automaticamente ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.
Pix funciona no feriado de 1º de maio?
A Febraban destaca que o Pix funciona normalmente em qualquer feriado, inclusive no Dia do Trabalho. Como opera 24 horas em todos dias da semana, a opção segue disponível para transferências e pagamentos a qualquer momento.
Como acessar serviços bancários com agências fechadas?
Nos dias em que não houver expediente nas agências, a orientação é que os clientes utilizem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas.
Além disso, boletos bancários registrados podem ser pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA), função que também está disponível nas plataformas digitais.
Feriados em 2025: veja as datas em que os bancos não abrem
Depois do Dia do Trabalho, ainda terão sete feriados nacionais em que não haverá expediente bancário em 2025. Confira:
- 19 de junho – Corpus Christi;
- 07 de setembro Independência do Brasil;
- 12 de outubro – Dia de Nossa Senhora Aparecida),
- 02 de novembro – Dia de Finados;
- 15 de novembro Proclamação da República;
- 20 de novembro – Dia da Consciência Negra;
- 25 de dezembro – Natal.
No último dia do útil do ano, que em 2025 será em 31 de dezembro, uma quarta-feira, as agências bancárias também não abrirão ao público, como ocorre tradicionalmente no sistema financeiro.
Bolsa de valores abre no dia 1º de maio?
Durante o feriado, não haverá negociações para os mercados de ações, fundos imobiliários, Exchange Traded Funds (ETFs), Brazilian Depositary Receipts (BDRs), derivativos, renda fixa privada e ETF de renda fixa.
Após o Dia do Trabalho, a Bolsa de Valores brasileira retomará as suas negociações normalmente na sexta-feira (2). Veja aqui o calendário de funcionamento da B3 em 2025.
O que este conteúdo fez por você?
Fonte: E-investidor