Quatrocentos dias. Este é o tempo que os brasileiros dedicam à gestão financeira ao longo da vida, segundo um estudo realizado pelo Nubank Ultravioleta em meados do ano passado. O número equivale a cerca de 2% do tempo total de vida adulta, considerando a expectativa de 76 anos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ainda assim, quase metade (41,5%) da população adulta estava endividada no final de 2024, de acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
O que isso significa na prática? Que mesmo dedicando um tempo considerável à gestão do próprio dinheiro, boa parte da população não consegue equilibrar as finanças.
Controle seus gastos mensais de forma rápida e fácil com esta ferramenta gratuita!
Mas e se fosse possível reduzir o tempo gasto com o planejamento financeiro e, ao mesmo tempo, melhorar os resultados?
3 ferramentas gratuitas para controlar melhor as finanças
Com o avanço da tecnologia e surgimento de ferramentas de gestão financeira especializadas, a organização financeira pode ser feita de maneira prática, rápida e intuitiva. Veja abaixo três exemplos.
1. Chatbots de Inteligência Artificial
Com capacidade de processar e analisar um grande volume de dados de forma rápida, os chatbots de inteligência artificial (como o ChatGPT e o Copilot) tornaram-se aliados poderosos dos seres humanos nos últimos anos, auxiliando na execução das tarefas mais simples às mais complexas. E quando se trata de gestão financeira, não é diferente.
É claro que a IA não substitui a opinião de um especialista, mas ela pode ajudar no processo de cuidar melhor do dinheiro ao:
- Oferecer dicas práticas para economizar;
- Responder perguntas simples sobre finanças e organização financeira;
- Auxiliar na revisão de gastos, identificando áreas com potencial de economia;
- Analisar cenários específicos, ajudando a tomar decisões mais informadas no dia a dia.
Dê o primeiro passo para organizar melhor o seu dinheiro em 2025! Clique aqui e veja como
2. Planilhas de controle de gastos automatizadas
As clássicas planilhas de controle financeiro continuam sendo uma das ferramentas mais eficientes para uma visão completa das finanças. Versáteis e personalizáveis, elas permitem que você registre suas receitas e despesas, crie categorias específicas e acompanhe a evolução do seu orçamento ao longo do tempo, fazendo ajustes sempre que necessário.
Diferentemente dos aplicativos financeiros, dos quais falaremos a seguir, as planilhas ainda oferecem liberdade para ajustar formatos e incluir categorias e informações relevantes de acordo com as necessidades individuais de cada usuário. É possível, por exemplo, incluir uma coluna específica para acompanhar os gastos com viagens, cuidados com a casa, pets, alimentação ou investimentos.
3. Aplicativos financeiros
Com diversas opções disponíveis no mercado, os aplicativos de controle financeiro também podem ajudar a organizar o orçamento de forma simples e acessível. Com eles, é possível registrar receitas, categorizar despesas, criar metas e acompanhar o fluxo financeiro em tempo real.
Para facilitar o controle de gastos, muitos ainda oferecem relatórios visuais e alertas de pagamentos, além de permitir a sincronização com contas bancárias e cartões de crédito.
Controle de gastos na prática
Para te ajudar a gerenciar receitas e despesas de forma prática ao longo de 2025, o E-Investidor desenvolveu esta Planilha de Controle de Gastos gratuita. Com ela, você consegue:
- Automatizar os cálculos: basta inserir suas despesas e as contas serão feitas automaticamente, organizando tudo por categoria;
- Personalizar categorias: a planilha oferece categorias pré-definidas (como moradia, transporte e alimentação), que podem ser ajustadas de acordo com suas necessidades;
- Comparar Real x Previsto: veja como suas despesas reais se comparam ao orçamento planejado para o mês, identificando onde você pode melhorar;
- Acompanhar a evolução anual: veja o balanço dos seus gastos mês a mês, facilitando o planejamento de objetivos maiores, como uma viagem de férias ou a formação de uma reserva de emergência
COMECE O ANO NO CONTROLE DAS SUAS FINANÇAS: BAIXE AGORA A PLANILHA DE GASTOS DO E-INVESTIDOR!
Fonte: E-investidor