- Veja o link do site da Receita Federal e demais informações aqui
A Receita também confirmou o calendário oficial para o pagamento das restituições, que, assim como nos anos anteriores, será dividido em cinco lotes com liberação no final de cada mês.
É possível saber o valor da sua restituição do Imposto de Renda no momento do envio da declaração. O sistema da Receita Federal calcula automaticamente se você tem direito à restituição e o valor estimado a receber com base nas informações preenchidas.
- Veja aqui a quem tem prioridade na fila de restituição do IR 2025
Embora o contribuinte consiga ver o valor da restituição, não é possível saber com certeza em qual lote específico ele receberá o pagamento no momento do envio.
Quando que vou receber a declaração do IR 2025?
Os valores da restituição do IR 2025 são liberados em cinco lotes, como nos anos anteriores, sempre no final do mês, de acordo com o seguinte calendário:
- 1º lote – 30 de maio
- 2º lote – 30 de junho
- 3º lote – 31 de julho
- 4º lote – 29 de agosto
- 5º lote – 30 de setembro
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar na página “Meu Imposto de Renda” e em seguida clicar em “Consultar a Restituição”.
Quem tem prioridade na restituição do Imposto de Renda de 2025?
A partir deste ano, os contribuintes que optarem por enviar a declaração pré-preenchida e escolherem o recebimento via Pix terão PRIORIDADE no recebimento da restituição do IR 2025.
A ordem de prioridade definida pela Receita Federal segue a seguinte hierarquia:
- Idosos com 80 anos ou mais;
- Idosos acima de 60 anos, além de contribuintes com deficiência física ou mental, ou portadores de doença grave;
- Professores cuja principal fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e escolheram a restituição via Pix;
- Demais declarantes que tenham optado por uma dessas duas modalidades.
Em caso de empate dentro do mesmo grupo prioritário, será considerada a data de envio da declaração como critério de desempate.
Confira 8 dicas de especialistas para aumentar sua restituição do IR 2025
De acordo com Heitor Cesar Ribeiro, sócio da área Tributária do escritório Gaia Silva Gaede Advogados, essas são as 8 principais dicas de como aumentar sua restituição no IR 2025.
Ao seguir essas orientações e garantir que todas as informações estejam corretamente declaradas, o contribuinte pode maximizar a restituição do IRPF.
- Dedução de despesas médicas: Incluir todas as despesas médicas que o contribuinte e seus dependentes tiveram durante o ano. As despesas médicas incluem consultas, exames, internações, planos de saúde, entre outros, desde que devidamente comprovadas.
- Despesas com educação: Declarar todas as despesas com educação, como mensalidades escolares e cursos de graduação e pós-graduação, respeitando o limite anual estabelecido pela Receita Federal.
- Dependentes: Incluir todos os dependentes permitidos pela legislação, como filhos, cônjuges e pais, desde que o contribuinte arque com suas despesas. Lembrando-se de que cada dependente aumenta o valor das deduções.
- Contribuições à Previdência Oficial e Privada: Informar todas as contribuições feitas à previdência oficial e aos planos de previdência privada, como PGBL, que são dedutíveis até o limite de 12% da renda tributável.
- Despesas com pensão alimentícia: Se o contribuinte pagar pensão alimentícia judicialmente homologada, essas despesas também são dedutíveis integralmente.
- Livro Caixa para Profissionais Liberais: Se o contribuinte for um profissional liberal, ele deve utilizar o Livro Caixa para deduzir despesas necessárias à prestação de serviços, como aluguel, energia elétrica, e outros custos operacionais.
- Doações Incentivadas: Realizar doações a fundos controlados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, aos Fundos do Idoso, além de patrocínios ao esporte e à cultura, que permitem deduções limitadas a um percentual do imposto devido.
- Revisão de Despesas e Rendimentos: Revisar todas as despesas e rendimentos informados para garantir que não há erros ou omissões que possam diminuir a restituição ou aumentar o imposto devido.
O que este conteúdo fez por você?
Fonte: E-investidor