Ficou em dúvida na hora de preencher a sua declaração de Imposto de Renda 2025? O InfoMoney socorre você, com a ajuda de especialistas em contabilidade e tributos. Basta enviar a sua pergunta para o e-mail ir@infomoney.com.br . As mensagens passarão por uma triagem, e as selecionadas serão respondidas aqui no site e nas nossas redes sociais.
Confira abaixo a resposta para uma pergunta que foi compartilhada conosco:
Dúvida do leitor: O contribuinte faleceu em julho de 2024 e deixou apenas uma restituição no valor de R$ 1.368,00. A pergunta é: devo fazer a declaração de ajuste anual ou a declaração de espólio?
DOWNLOAD GRATUITO
GUIA IMPOSTO DE RENDA 2025
Resposta, por Rafael Guazelli*:
“Nesse caso, considerando que o contribuinte faleceu em julho de 2024 e deixou apenas uma restituição, você deverá fazer a Declaração Inicial de Espólio em 2025. Não é o caso da Declaração de Ajuste Anual.
Como o falecimento ocorreu em 2024, e há uma restituição a ser recebida, a declaração a ser entregue em 2025 será a Declaração Inicial de Espólio, referente aos rendimentos do contribuinte de janeiro até a data do falecimento em julho de 2024.
Continua depois da publicidade
É importante verificar as regras específicas para o recebimento da restituição em caso de falecimento. É necessário apresentar alguns documentos que comprovem a sua legitimidade como cônjuge, herdeiro, sucessor ou dependente habilitado.”
*Rafael Guazelli é advogado especialista em Direito Tributário e sócio-fundador do Guazelli Advocacia
Fonte: Infomoney